105 anos do nascimento de Willy Zumblick


Postado em 26/09/2018 às 08:37 por Rinalda Zago



Foto Divulgação

Há exatos 105 anos nascia aquele que se tornou um dos maiores e mais respeitados artistas de Santa Catarina. As obras e o legado deixados por Willy Zumblick permanecem fortes na cultura e no dia a dia dos tubaronenses e daqueles que já tiveram algum contato com a história de Willy. 

O filho Raimundo Zumblick conta que as lembranças do pai permeiam os pensamentos de maneira forte, diariamente. “Ele sempre deixou claro que prezava pela qualidade do amor depositado na família, e não na quantidade. Ele viveu até os 95 anos conosco. E tudo de bom que vivenciamemos nesse tempo, o carinho dele, ainda permanece vivo dentro da gente”, conta emocionado.  

Segundo Raimundo, a família se sente honrada com as homenagens que são feitas, principalmente na data de hoje. “Sabemos do alcance que a obra dele tem. O pai dedicou a vida pra retratar a história e a cultura da nossa gente, de Tubarão e do Estado. Desconheço outro artista que prezou tanto por isso. A figura do artista não pertence mais à família, mas à população, em função dessa dedicação dele à arte”, relata. 

A família de Willy acredita que ele tenha produzido mais de cinco mil peças de um acervo espalhado pelo Brasil e também no exterior. Um trabalho de catalogação registrou, até agora, 2.400 telas e esculturas. 72 delas estão em exposições no museu que leva o nome do artista, no Centro de Tubarão. 

Neste fim de ano, parte do acervo será exposto na nova sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. O uso das obras e da história de Willy, em sala de aula, rendeu a um professor de Morro Grande o prêmio de Educador Nota 10. “Meu pai sempre desejou isso, que a história retratada nas telas fizesse com que as pessoas tivessem mais conhecimento sobre o tema, como a Guerra do Contestado, por exemplo”, conta Raimundo, orgulhoso de ter como pai um tubaronense que marcou para sempre a história da arte de Santa Catarina.

Show gratuito celebra obra de artista tubaronense

A gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação celebrará o aniversário de 105 anos de Willy Zumblick com um grande espetáculo gratuito chamado “O Divino Zumblick”, hoje, às 19h30, no teatro da arena multiuso.

O show será composto por mais de cem componentes, divididos entre músicos, coralistas, bailarinos, atores, cantores e declamadores, em um grande espetáculo de luzes e cores que homenageará a vida e a obra do mais ilustre dos tubaronenses.

No palco, diversas atrações fazem parte da programação, como a cantora lírica Regiane Koening, a Banda Municipal Willy Zumblick, o Coral Municipal de Tubarão e a Lira Tubaronense. 

Todas as apresentações, interligadas, trarão passagens das obras de Willy.

Fonte: Diário do Sul


Carregando...

www.000webhost.com