Cinco Tartarugas-verdes (Chelonia mydas) morrem em rede de pesca fantasma em Laguna


Postado em 03/10/2018 às 11:31 por Rinalda Zago


Foto: Divulgação

Cinco Tartarugas-verdes (Chelonia mydas) morrem em rede de pesca fantasma.

Na manhã do dia 1/9 a equipe de campo do PMP-BS/UDESC registrou, durante a rotina de monitoramento, uma rede de pesca perdida na Praia do Sol, em Laguna/SC. Infelizmente estavam emalhadas nela cinco tartarugas-verdes (Chelonia mydas).

As cinco tartarugas se encontravam em avançado estado de decomposição, o que levantou a suspeita de que a ocorrência poderia ter acontecido nos dias anteriores. O próprio estado da carcaça impossibilitou a necropsia. 
Este é o segundo caso no ano deste tipo de ocorrência de emalhe com rede de pesca “fantasma” e tartarugas. O primeiro aconteceu no dia 2/7 na praia do Porto em Imbituba, onde foram resgatadas vivas seis tartarugas-verdes.

Nestes três anos de monitoramento de praias já foram registradas outras ocorrências com mamíferos aquáticos e aves emalhadas em redes, o que levanta vários questionamentos sobre a responsabilidade dos navios pesqueiros.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

Santiago Anguita.

Fonte: PMP Udesc Laguna


Carregando...

www.000webhost.com