PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA 07/11/2018


Postado em 07/11/2018 às 09:57 por Rinalda Zago


UMIDADE DO MAR INFLUÊNCIA A FAIXA LESTE!

SOL ENTRE NUVENS NO INTERIOR DO ESTADO!

Presença de sol com aumento gradativo das nuvens do Oeste ao Meio Oeste incluindo algumas áreas do Planalto Serrano por conta da influência de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão), mantendo uma fina camada nebulosa (céu cinzento – nublado a parcialmente nublado) ao longo das regiões. A combinação do calor e a umidade presente em superfície são os principais ingredientes para a formação de algumas pancadas de chuvas com trovoadas isoladas durante a tarde em algumas áreas do Oeste e Extremo Oeste (pouquíssimas cidades). Entre os Planaltos Norte e Sul ao Litoral incluindo o Vale do Itajaí, céu encoberto com possibilidade de chuva e garoa ocasional em momentos do dia em alguns pontos mal distribuídos, intercalando com poucas aberturas de sol por conta do fluxo de ar frio e úmido proveniente do oceano (circulação marítima). Sensação de abafamento no Oeste, onde os termômetros podem atingir o patamar acima dos 30ºC. Mínimas amenas durante o amanhecer, oscilando entre 14 a 18ºC durante o amanhecer na maioria das cidades catarinenses sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 8 a 10ºC. Nas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, máximas entre 22 a 25ºC à tarde. Vento de leste a nordeste fraco a moderado com oscilações para o quadrante sudeste em momentos do dia. Velocidade média entre 5 a 10 km/h com rajadas ocasionais de 40 km/h.

Litoral Sul e Criciúma

 

Muitas nuvens com possibilidade de chuva e garoa ocasional em momentos do dia de forma rápida e mal distribuída. Alterna com momentos de melhoria com possíveis aberturas de sol.

 

L/NE

a

SE

 

Fraco a moderado c/rajadas

16/17

24/25

 

Agitado

 

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quinta-feira (08/11): A presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas na maioria das cidades do Oeste a Serra, favorecendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia onde o sol divide o espaço do céu com as nuvens (céu nublado a parcialmente nublado). Vale ressaltar que nas áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis o padrão de umidade presente nas primeiras camadas da atmosfera possibilita uma maior concentração de nuvens baixas, cujo qual provocam chuva leve sobretudo no inicio do dia em algumas cidades. Nas áreas do Litoral Sul, o sol aparece por períodos prolongados  sobretudo durante a tarde. Frio de manha com temperaturas oscilando entre 11 a 15ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 5 a 8ºC com destaque para as baixadas e fundos de vales de Urupemas, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici. Máximas mais elevadas no Oeste e Meio Oeste, na marca dos 28 a 31ºC. Nas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, máximas entre 23 a 25ºC à tarde. Vento de leste a nordeste fraco a moderado com velocidade média de 10 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 45 km/h.

Sexta-feira (09/11): Tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens do Oeste ao Sul do estado em função da atuação de uma massa de ar seco que influência a maior parte do estado catarinense com exceção do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí que ainda seguem com certa interferência da umidade vinda do mar (circulação marítima) ocasionando chuviscos ocasionais. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia, onde o fica céu nublado a parcialmente nublado. O calor aliado ao alto grau de umidade relativa do ar promove a formação de algumas pancadas de chuvas com eventuais trovoadas isoladas no decorrer da tarde em alguns pontos do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. Ameno pela manha com temperaturas oscilando entre 13 a 17ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 7 a 10ºC. Calor durante a tarde com máximas entre 28 a 32ºC sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com velocidade média de 5 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 40 km/h.

Sábado (10/11): Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) mantém tempo estável com presença de sol e poucas variações de nuvens do Oeste ao Sul do estado em função da atuação de uma massa de ar seco que influência a maior parte de SC. Nos setores do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí ainda seguem com certa interferência da umidade vinda do mar (circulação marítima) ocasionando chuviscos ocasionais em momentos do dia alternando com algumas aberturas de sol. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia, onde o fica céu nublado a parcialmente nublado no Oeste e Sul do estado onde ocorrem eventuais pancadas de chuva com trovoadas isoladas devido o maior aquecimento diurno. Ameno pela manha com temperaturas oscilando entre 14 a 18ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 11 a 13ºC. Calor durante a tarde com máximas entre 29 a 33ºC sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com velocidade média de 5 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 40 km/h.

Piter Scheuer - Meteorologista

ESTADO DO MAR

07/11/2018: Ondas de leste a sudeste de 1,0 a 1,5 m e com picos 2,0 m, afastado da costa (em alto mar). Ventos de leste a nordeste com oscilações para o quadrante sudeste e com rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas afastado da costa.

DADOS OBSERVADOS – EPAGRI/CIRAM

Temperatura Máxima

06/11/2018

Temperatura Mínima

06/11/2018

Precipitação máxima (24h)

(15h do dia 05/11 às 20h do dia 06/11) em SC.

Chapecó: 28,9ºC

Lages: 26,0°C

Chapecó: 15,9°C

Lages: 10,6ºC

Chapecó: 0,0 mm

Lages: 0,0 mm

São. Miguel do Oeste: 30,8ºC

Criciúma: 31,2ºC

São. Miguel do Oeste: 17,6ºC

Criciúma: 15,3ºC

São Miguel do Oeste: 0,2 mm

Criciúma: 0,0 mm

Mafra: 27,7ºC

Joaçaba: 27,5ºC

Mafra: 9,5ºC

Joaçaba: 14,2ºC

Mafra: 0,0 mm

Joaçaba: 0,0 mm

Joinville: 26,3ºC

Itajaí: 26,0ºC

Joinville: 16,3ºC

Itajaí: 15,5ºC

Itajaí: 0,0 mm

Joinville: 1,6 mm

Florianópolis: 27,4ºC

Ituporanga: 27,1C

Florianópolis: 18,5ºC

Ituporanga: 12,2ºC

Florianópolis: 0,0 mm

Ituporanga: 0,0 mm

Obs: Registro de nevoa úmida as 05h36min.

 

Fonte:  Central do Tempo


Carregando...

www.000webhost.com