PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA 25/10/2018


Postado em 25/10/2018 às 09:08 por Rinalda Zago


MUITA NEBULOSIDADE COM CHUVAS MAL DISTRIBUÍDAS!

Céu encoberto alternando com períodos de sol entre os setores do Oeste ao Planalto Serrano incluindo algumas áreas do Litoral Sul. Algumas cidades do Oeste, possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo do dia, em função do maior diferencial de temperatura e a influência de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférico) localizado sobre o Paraguai com seu eixo estendido ao longo do RS. Nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, o padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) reforça um dia de muitas nuvens com possibilidade de chuva fraca e mal distribuída ao longo do dia. Temperaturas mínimas oscilando entre 15 a 17ºC ao longo de SC, sendo que no topo da Serra as mínimas podem chegar entre 8 a 9ºC. Máximas entre 23 a 25ºC durante a tarde no Extremo Oeste e Litoral Sul. Ventos soprando do quadrante norte a nordeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 30 km/h.

Litoral Sul e Criciúma

 

Nublado alternando com aberturas de sol com possibilidade de chuva isolada em momentos do dia. Alguns intervalos de melhoria ocorrem durante o período (momentos de tempo seco).

N/NE

Fraco a moderada c/rajadas

16/18

23/24

Agitado

 

 

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (26/10): Aumento de nuvens do Oeste ao Planalto Serrano. Áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma baixa pressão relativa, reforçam uma grande quantidade de nuvens carregadas promovendo episódios de pancadas de chuvas com eventuais trovoadas (raios) de maneira mal distribuída sobretudo no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Serra incluindo o Litoral, e Vale do Itajaí durante o dia. Risco de temporais com granizo e ventania. Temperaturas oscilando entre 23 a 25ºC na maior parte das cidades do Oeste ao Meio Oeste. Ventos soprando do quadrante noroeste a nordeste com oscilações para a direção sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h.

Sábado (27/10): A formação de um ciclone extratropical aliado ao ingresso de uma frente fria (sistema frontal), potencializa muitas nuvens carregadas entre o Planalto ao Litoral, provocando pancadas de chuva sobretudo no topo da Serra, Grande Florianópolis e Sul do estado durante o inicio e final do dia. Risco de temporais com rajadas de vento variando entre 70 a 100 km/h entre Sul do estado e topo da Serra Catarinense (muito cedo para comentar – aguardar o boletim da sexta-feira) por conta do maior contraste de temperatura e gradiente de pressão. Do Oeste ao Planalto, muitas nuvens com chuva fraca e ocasional melhorando gradativamente as condições do tempo por conta da aproximação de um sistema de alta pressão. Temperaturas oscilando entre 22 a 25ºC à tarde.

Domingo (28/10): Uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) dificulta a formação de nuvens carregadas na maior parte do estado, com exceção de algumas áreas do Litoral Sul, onde ocorrem o transporte de ar frio e úmido do mar em direção ao continente (circulação marítima) por conta de um ciclone extratropical. Rajadas de vento do quadrante sul entre a madrugada e manha variando entre 40 a 60 km/h no Sul do estado e Grande Florianópolis. Temperaturas amenas no amanhecer na maioria das regiões, oscilando entre 12 a 14ºC. Nas áreas do topo da Serra, mínimas entre 4 a 7ºC.

 

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

ESTADO DO MAR

25/10/2018: Ondulação de sudeste a nordeste com altura de 1,5 a 2,0 m nas regiões mais próximas da costa (praias litorâneas). Picos de ondas de 2,5 m nas regiões de alto mar. Vento de nordeste a norte ao longo do dia com rajadas de 50 a 65 km/h em alto mar.

Fonte: Central do Tempo


Carregando...

www.000webhost.com