Plano de Desenvolvimento do Terminal Público Pesqueiro de Laguna é apresentado


Postado em 31/08/2018 às 09:45 por Rinalda Zago


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Terminal Público Pesqueiro de Laguna (TPPL) realizou na tarde desta quinta-feira (30) um workshop técnico para apresentar o Plano de Desenvolvimento para o terminal, no auditório da Udesc.

Na ocasião o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva e o diretor de Relações com o Mercado e Comunidade, Cleverland Sampaio Lofrano apresentaram as ações planejadas e um plano de negócios para o desenvolvimento das áreas retroportuárias visando alavancar as atividades desenvolvidas na área do terminal pesqueiro. "Pretendemos implantar no TPPL ações exitosas do Programa de Modernização das Gestão Portuária (PMGP), em andamento na Codesp, rever o Plano Mestre desenvolvido para o terminal e elaborar o Zoneamento Estratégico das áreas do TPPL", salientou Lofrano. "O prefeito Mauro esteve nos visitando em Santos e nos repassou as informações de Laguna. Foi o que nos incentivou a desenvolver este plano para o terminal", explicou o Oliva. O prefeito Mauro Candemil agradeceu a presença de todos neste momento e frisou que existe um grande movimento para que Laguna volte a ser o que era antes. "É hora de recomeçar o desenvolvimento".

A Codesp prevê ainda implantar sistemas informatizados e retomar a operação da fábrica de gelo, prevista para outubro deste ano, com uma capacidade nominal de 200 t/dia.

Além disso, pretende desenvolver um programa para implantação do Distrito Industrial das Pesca na retroárea contínua ao TPPL, ação de manutenção, sinalização naútica e o desenvolvimento de sistemas para fiscalização eletrônica das operações e funcionamento do terminal. E ainda, visando manter os padrões de segurança operacional e ao meio ambiente local, será desenvolvido um programa para segurança integrada do terminal pesqueiro, envolvendo sua administração, a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e demais entidades públicas e privadas. Finalizando, estão contemplados um programa de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho e outro para início da retomadada operação da fábrica de gelo junto à Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Cessão de uso

 Na ocasião o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva entregou nas mãos do prefeito Mauro Candemil o termo de cessão de uso nº001/2018, onde a Codesp cede para ao município de Laguna a casa-sede no Terminal Pesqueiro.

Terminal Público Pesqueiro de Laguna

 O TPPL possui cais com 300 metros de expansão, com 10 cabeços de atracação, e 3 esteiras de recepção de pescados. De janeira a agosto de 2018 foram descarregados 2.400 toneladas de pescados (sardinha, tainha, abrótea, corvina, entre outros). 

O canal de acesso ao terminal tem, aproximadamente, 2.200 metros de extensão, desde a barra até o TPPL. Está localizado no Canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

Histórico

O TPPL era administrado desde 1975 pela empresa Portos do Brasil S/A (Portobras). extinta no início da década de 90. Depois disto, sua administração ficou vinculada a Codesp, por meio de um convênio celerado com o Ministério dos Transportes, ao qual a Codesp se subordinava.

Fonte: Prefeitura de Laguna


Carregando...

www.000webhost.com