Prevenir é a melhor ação contra o câncer


Postado em 19/10/2018 às 08:55 por Rinalda Zago


Foto: Divulgação

Na tarde de ontem, mulheres que passaram pelo Centro de Tubarão puderam participar de diversas ações de prevenção ao câncer de mama. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa. Até o fim do mês, outras atividades serão realizadas para reforçar a importância dos cuidados com a saúde.

Quem passou em frente à Casa da Cidadania pôde realizar testes rápidos de HIV, Hepatite B, glicemia, Hepatite C, Sífilis, aferição de pressão arterial, entre outras orientações. As atividades foram realizadas pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas) e o Grupo Girassol. Profissionais da Fundação Municipal de Saúde também estiveram presentes. 

Segundo a assessora especial do prefeito, Eza Zabot, o evento da tarde de ontem foi uma forma de estender o trabalho de prevenção que já vem sendo realizado no município. “A luta pelas mulheres é importante. E o município tem essa missão de ajudar todas aquelas que precisam de ajuda num momento difícil. Pode ser realizando testes rápidos, como nesse evento, ou conseguindo descontos para a realização de exames preventivos. É um direito de todas”, explicou Eza. 

Acompanhada do esposo, Rita de Cássia Pacheco aproveitou a passada pelo Centro de Tubarão para fazer os exames rápidos. Mãe de dois filhos, entre eles uma mulher de 26 anos, Rita sabe a importância dos cuidados com a saúde. Rita passou no evento após realizar a mamografia. “Acabei de fazer o exame e estava passando por aqui. Já tive casos de familiares com câncer e sempre faço todos os preventivos. E desde cedo sempre busquei falar de saúde com os meus filhos, para que eles também tenham esse hábito”, contou Rita.


PROGRAMAÇÃO

O Instituto Nacional de Câncer indica que mais de 59 mil novos casos de câncer devem surgir até o fim do ano no Brasil. Se descoberto precocemente, a chance de cura é de 95%. Por esse motivo, diversas ações são realizadas em outubro, dando destaque para as de prevenção da doença. 
A programação do Outubro Rosa em Tubarão segue o último dia do mês. Amanhã está prevista uma caminhada, às 9h, saindo de frente da rodoviária velha. No sábado, dia 27, todos os postos da cidade estarão realizando um dia D de prevenção. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. 
No dia 31, o Hospital Nossa Senhora da Conceição promove o 2º encontro “Juntas somos mais fortes”, às 15h, na Hangar Eventos.

Fonte: Diário do Sul


Carregando...

www.000webhost.com