Reconhecimento geográfico mapeia bairros em Laguna para combate ao mosquito da dengue


Postado em 01/10/2018 às 13:49 por Rinalda Zago


Baixar Imagem

A Secretaria de Saúde reuniu nesta última semana os agentes de endemias do município para uma reunião com a bióloga Sabrina Fernandes, responsável pelo Programa de Combate de Endemias da Regional de Saúde da Amurel, para apresentar o trabalho realizado com o reconhecimento geográfico da cidade, o RG.

Segundo a secretária de Saúde Valéria Olivier, os agentes de endemias já cadastraram doze bairros de Laguna. “Com o RG finalizado vamos ter todos os bairros identificados como residenciais e comerciais. Levamos mais tempo em alguns bairros, como o Mar Grosso, onde existem novos edifícios e estabelecimentos comerciais. Pretendemos finalizar o cadastro de todas as localidades até novembro”, explica.

Essas medidas estão sendo realizadas para anteceder a temporada de verão, quando aumenta a probabilidade do surgimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “Essas medidas de controle são necessárias para evitar o aparecimento do mosquito”, salienta Valéria Olivier.

O que é o RG?

O Reconhecimento Geográfico é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, com o objetivo de organização do território observando as transformações da população no território.

A utilização prática do Reconhecimento Geográfico e atualização sistemática deste, permitirá aos profissionais de saúde maior conhecimento do território de atuação, maior facilidade de identificação dos fatores de risco nas comunidades e criação de uma linguagem de comunicação única, o que facilitará aos municípios a adoção de um sistema de uma planejamento de ações que permitam melhoria significativa para a Estratégia Saúde da Família.

Fonte: Prefeitura de Laguna

 

 


Carregando...

www.000webhost.com