Semana dedicada à história e cultura


Postado em 13/11/2018 às 14:19 por Rinalda Zago


Foto Divulgação

O Museu Ferroviário de Tubarão, juntamente com a Encantos do Sul Viagens – operadora voltada ao cicloturismo, promove de hoje a 18 de novembro a Semana Dona Tereza Cristina, com o objetivo de fomentar a cultura local por meio de ações que estimulem o diálogo entre os produtores culturais, agentes da cultura, artistas, entidades e público, como meio de discutir propostas para a área cultural tubaronense e de estimular o acesso da comunidade a espaços culturais.

O projeto, que pretende se estabelecer no calendário de eventos de Tubarão, também homenageia a figura da imperatriz consorte do Brasil Dona Tereza Cristina, que dá nome à ferrovia sul catarinense, como meio de incentivar a comunidade a conhecer melhor diferentes aspectos da história nacional e regional. 

Inspirado pelo legado de fomentadora cultural deixado por Dona Tereza Cristina, o Museu Ferroviário de Tubarão abre seu espaço para o debate sobre as relações entre representação étnica e cultural, sistema municipal de cultura, gestão cultural, produção cultural, espaços culturais e acessibilidade cultural. 

O projeto também propõe uma integração entre cultura e turismo, e articula uma integração entre as rotas do turismo ferroviário e cicloturismo.

Para Silvana Silva de Souza, museóloga do Museu Ferroviário de Tubarão, “é muito importante pensar as diferentes faces da cultura, como ela se relaciona com os diversos campos da sociedade, inclusive na questão do desenvolvimento econômico. E tecer relações entre turismo e cultura é ampliar essas possibilidades”. 

Para Luciane de Carvalho, coordenadora do curso superior de Tecnologia em Hotelaria da Fucap - Univinte, “é excelente a iniciativa da realização deste evento, pois o conhecimento da história permite que as comunidades tenham melhor orientação quanto ao futuro”, avaliou.

Programação do evento

Entre as atrações da semana, haverá a exposição temporária “No tempo da Monareta”, trazendo uma linha do tempo sobre a história da bicicleta, além de incentivar o uso como transporte urbano não poluente e o cicloturismo. Haverá ainda palestra sobre turismo cultural, com a professora Luciane de Carvalho, e ainda debates culturais. Também haverá happy hour e um passeio turístico ferroviário de Tubarão a Laguna no sábado. O Museu Ferroviário também ficará aberto durante todo este período para visitação.

Fonte:  Diário do Sul


Carregando...

www.000webhost.com