Urnas começam a receber informações dos candidatos e eleitores da região


Postado em 26/09/2018 às 08:39 por Rinalda Zago


Foto: Divulgação

Os trabalhos de preparação e configuração das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano na região de Tubarão começaram ontem e seguem nesta quarta-feira. Nessa etapa, a 11 dias das eleições 2018, as máquinas estão recebendo as informações dos candidatos e dos eleitores. 

Oito técnicos de apoio do voto informatizado, contratados temporariamente pela Justiça Eleitoral, realizam o trabalho numa sala do Praça Shopping, no Centro de Tubarão, onde também funciona a 33ª zona da Justiça Eleitoral. 

“Recebemos as informações originais do Tribunal Regional Eleitoral. E agora estamos passando tudo para o sistema de cada urna, onde vão constar os dados de todos os candidatos e também dos eleitores – daqueles que estão aptos ou não a votar e de quem optou pelo voto em trânsito”, explica o auxiliar eleitoral Luiz Carlos Miranda Pacheco. 

Todo o processo é informatizado e, segundo Luiz, totalmente seguro. “Depois de preparadas e configuradas, as urnas recebem um lacre. Daí elas estão prontas para serem usadas nas eleições deste ano. Mas, ainda assim, todas passarão por mais três auditorias, para confirmar que o sistema está funcionando sem problemas”, completa Luiz. 

Estão sendo preparadas 299 urnas eletrônicas na 33ª zona, que foram enviadas pelo TSE no começo de agosto. Nos aparelhos, eleitores de Tubarão (margem direita), Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio vão escolher os representantes a deputado estadual, federal, senador e presidente no dia 7 de outubro.

Outras 85 urnas, também da 33ª zona da Justiça Eleitoral, estão passando pelo mesmo processo no Fórum de Tubarão. Elas serão utilizadas por eleitores de Tubarão (margem esquerda), Gravatal, Capivari de Baixo, Armazém e São Martinho.

Fonte: Diário do Sul


Carregando...

www.000webhost.com